sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A Golden Key School

Para saber mais sobre a GOLDEN KEY SCHOOL. Este texto que objetiva trazer mais informações sobre a Golden Khey School ( Escola Chave Dourada) é uma adaptação da tradução do texto da Dorothy Robbins, está na integra e ilustrado com fotos e videos no site:  http://faculty.ucmo.edu/drobbins/html/golden_key_schools.html


"Durante Perestroica, na Rússia, novos programas educacionais inovadores surgiram. A neta de LS Vygotsky (Dr. Elena Kravtsova), e seu laboratório de 23 pessoas estabeleceram um desses novos programas. 
O objetivo do currículo do programa Chave Dourada é tirar as crianças da alienação tradicional encontrada em muitas escolas e em muitas famílias da Rússia pós-soviética. Utilizando os princípios teóricos e metodológicos de  LS Vygotsky, Elena e Gennadi Kravtsov, abriram mais de 30 escolas  Chaves Douradas  ao redor da Rússia desde 1989, e há planos para expandir este currículo aos níveis mais elevados do ensino, (ainda trabalham com educação infantil e alfabetização) incluindo a coordenação de uma clínica hospitalar.A inclusão de atenção médica não só irá envolver as crianças com doenças físicas, mas também as crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas familiares.
Os Métodos que são usados,  partem da compreensão global do processo de interação e é executado dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal , colocando a organização das crianças como se elas estivem em famílias em vez de classes. Portanto, cada família tem entre 15 a 25 crianças com idades entre 3 e 10 anos e há uma sensação de uma família extensa, tendo sua própria "casa" em vez de uma sala de aula. Professores precisam frequentar uma formação especifica para o serviço, a fim de aprender a melhorar uma comunidade de aprendizagem, e os pais são ativos em eventos da escola, muitas vezes participando como figuras históricas, ou ajudando a costurar fantasias, ou cantar ou recitar poesia. As crianças se reúnem em suas famílias todos os dias da escola para discutir os problemas e aprender a resolver problemas. Uma vez que existem crianças de diferentes idades, as crianças mais velhas podem ser um modelo de comportamento para os mais novos e devem apoiar as crianças mais novas. Os acontecimentos são eventos que compõem de o conceito central das escolas chaves douradas. Estes acontecimentos são baseados em torno de eventos históricos, estações do ano, e eventos pessoais. Há eventos semanais e mensais.
Um exemplo que podemos ter deste acontecimento é relatado na escola em Belaya Kalytva (nos arredores de Moscou) e estava relacionada ao estudo do mundo, e, neste caso, na Austrália. Um dia, quando todos estavam reunidos em suas famílias , uma mulher vestida em um traje tradicional do russo veio para cada família e disse às crianças (3-10 anos de idade) que um jovem da Austrália tinha perdido o seu caminho e perguntou se as crianças poderiam ajudar. Todas as crianças prontamente levaram-na as mãos dos adultos e todos foram para o museu da escola onde o menino estava vestido com um traje aborígine com uma cara suja (como se estivesse perdido). O menino (fingiu que) não podia falar russo, e foi muito triste, na verdade, ele estava em lágrimas. As várias famílias foram questionadas se eles poderiam ajudar e foram, então, divididos em faixas etárias. Cada grupo (liderado por um professor) ajudaram a orientar as crianças com ideias para resolver o problema. Um grupo de crianças muito pequenas feitas presentes para o menino para levar para casa, enquanto um grupo mais velho escreveu um telegrama aos seus pais na Austrália (inclinando-se sobre as diferenças entre escrever cartas e telegramas, bem como a aprendizagem da gramática russa). Outro grupo descobriu que a Austrália foi localizado e até onde ela estava de Moscou, desenhando mapas e usar habilidades matemáticas. Outro grupo trabalhou em descobrir sobre os animais na Austrália, que incorporou exercícios de matemática também. Então foi anunciado que o garoto seria capaz de voar para casa para a Austrália, para sua família, mas em primeiro lugar, haveria um acontecimento (encontro) (que acontece uma ou duas vezes por mês, com as crianças e os pais se preparam para isso com semanas de antecedência). As crianças trouxeram o menino para uma sala decorada especialmente para ele, e disseram-lhe que queriam fazer uma festa e compartilhar a cultura russa com ele. Eles queriam que ele fosse capaz de compartilhar suas aventuras na Rússia, com outras crianças na Austrália. As crianças estavam agora em grupos etários mistos, e novamente em uma sala especial onde eles estavam cantando canções russas em trajes, danças, e recitando poesia as crianças haviam escrito, e demais produções.  Havia mais de uma hora de entretenimento, sempre com música de piano e outros instrumentos que estava sendo tocado pela equipe. Após as festividades, um homem (Gennadi Kravtsov) veio com um carro para levar o menino para o aeroporto, e todas as crianças, pais e equipe acenou para ele da janela quando ele entrou no carro e foi embora.
Eu quase me senti como um garoto que estava realmente indo para casa para a Austrália, foi tão real. Após o acontecimento , refrigerantes foram servidos a todos. Durante a tarde, houve mais trabalho sobre a Austrália, incluindo a música, história, dança, geografia, o estudo do clima, animais, etc.
A importância da educação deste currículo não pode ser mais expandida, pois a maioria das escolas chaves douradas recebem muito pouco financiamento do governo, e estas escolas estão abertas a todas as crianças. Os métodos utilizados são inovadores e novos, e pode se tornar um modelo de educação em outras partes do mundo."

Para material de leitura, consulte o capítulo sobre as escolas chaves douradas em: Schools for growth: Radical alternatives to current educational models.Lois Holzman. Mahwah, NJ: L. Erlbaum Associates, 1997."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva suas dúvidas e seus comentários!