segunda-feira, 12 de maio de 2014

Em que área atua o Psicologo?

Neste Post pretendo abordar um pouco sobre a area de atuação do Psicologo. Quando escrevi sobre a clinica, a atenção não é aleatória, nos estudo feitos pelo CRP e CREPOP apontam que a maioria dos formandos seguem a clinica particular. Este texto é resumo de um capitulo em que mostra a  á inserção do psicólogo no mercado de trabalho, nos setores de atuação, atividade e condições de trabalho.
O setor público e o privado apresentam-se como potenciais para  inserção no mercado de trabalho.
No inicio do sec. 21 alguns movimentos merecem atenção:  crise e a falência do Estado deixou lacunas na saúde, educação e segurança que passaram a depender da iniciativa privada para se desenvolver. A concentração de capitais e a globalização que fortaleceram o serviço privado e o surgimento e o fortalecimento do terceiro setor, que passa atender a demanda que antes era do serviço público, mudam a atuação profissional do Psicólogo no país.

1º.setor - PUBLICO:  deve atender as necessidades da população com políticas públicas, agentes públicos que agem para o público.
Serviço pode ser próprio quando visa atender as demandas da sociedade de maneira coletiva.
Serviço pode ser  impróprio quando atende os interesses da coletividade, o Estado não assume a responsabilidade, mas delega ao setor privado, o fiscaliza e controla.
Emprega atualmente: 24,4% dos psicólogos

2º. Setor – PRIVADO:  representa a lógica de mercado e defende os interesses privados. É o maior setor nos países capitalistas. Visam lucro. Com a globalização e a competitividade, as empresas apresentam os mais diversos tipos de gestão e o trabalhador muitas vezes é obrigado a abrir mão de seus direitos trabalhistas para ser inserido no mercado de trabalho. Aos poucos a informalidade no Brasil supera o emprego formal.
Emprega atualmente: 40,3% dos psicólogos

3º.setor – espaço institucional de caráter privado e que atende demandas públicas, não visam lucro, possuem alto grau de autonomia interna e envolvem um nível significativo de participação voluntaria.  São ONG (organização não governamental), OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Fundações, associações civis, entidades assistenciais e filantrópicas, organização de voluntários, cooperativas, etc.
Emprega atualmente:  35,3% dos psicólogos

Na saúde, há ainda uma grande distancia entre o discurso e a pratica, pois não há investimento publico adequado ao atendimento psicológico, a população continua carente neste tipo de atendimento. E neste ponto, as organizações que oferecem atendimento conveniado ainda o fazem de maneira restrita.
Temos uma inserção profissional diversificada.

Apenas 17, 6 % dos psicólogos ocupam apenas uma inserção de trabalho e atuam como autônomos.
 52,7% dos psicólogos possuem mais de uma inserção no mercado de trabalho, isso pode significar que: é preciso trabalhar em mais de um lugar para garantir sua sobrevivência (salários baixos); que as condições de trabalho são frágeis; e que o trabalho autônomo, principalmente na clinica, está relacionado à identidade profissional. Mesmo tendo um trabalho assalariado que garanta uma sobrevivência satisfatória, muitos atuam como clínicos porque lhes confere uma identidade profissional.
Sobre a quantidade de inserções do Psicólogo:

No terceiro setor, há uma baixa quantidade de pessoas com apenas uma inserção, pois o vinculo é voluntário. Trabalhar sem remuneração é uma forma de o psicólogo adquirir uma maior experiência, que será um diferencial na obtenção de um emprego remunerado.

PERFIL DE QUEM ATUA.
81% mulheres   /  idade: 35 anos  / tempo médio de 10 anos de formação.
Média de 40% graduados, 35% com especialização, 14% com mestrado e 5% com doutorado ( No terceiro setor a média de graduados é maior e no setor privado há uma média maior de pessoas com mestrado 21%).  Isto sugere que no terceiro setor há pouca exigência com pós- graduação. Já nos setores públicos e privados, que há contratação de docentes para o curso de psicologia há uma exigência maior de profissionais que tenham feito pós-graduação.
Formas de ingresso:
1º. Setor:


2º. Setor:

3º. Setor:


Quanto a Natureza do vínculo:
No setor publico: 59,8% são estatuários e 26,5% regime de CLT.
No setor privado predomina a contratação de autônomos/ consultores (32,7%) em seguida o vinculo celetista. (CLT )(24,2%)  à no setor privado 27,5% são contratados como docentes, bem acima dos 14,5% de docentes que são contratados no setor público.
80% dos psicólogos são graduados no ensino superior privado.

CONDIÇÕES DE TRABALHO:
1º setor:  23,6% até 20hs de trabalho semanais
30,7% até 30 hs de trabalho semanais
34,7% até 40 hs de trabalho semanais
8,2% dedicação exclusiva.
Média salarial de 2.800,00 reais (psicólogos que atuam na saúde pública tem salários mais baixos)

2º. Setor: 45,6% até 20hs de trabalho semanais
17,17% até 30 hs de trabalho semanais
37,37% até 40 hs de trabalho semanais
Média salarial de 3.100,00 reais.

3º. Setor: 72,7% até 20hs de trabalho semanais
9,9% até 30 hs de trabalho semanais.
17,4% até 40 hs de trabalho semanais
Média Salarial de 2.400,00 (lembrando que boa parte são voluntários)
No geral os Psicólogos se manifestam bastante contentes com o trabalho e vislumbram oportunidades de crescimento, principalmente no setor privado e 3º. Setor.

Estas informações mostram que a vida profissional, embora muito valorizada ultimamente, na area de RH, ainda precisa superar obstaculos.


Para saber mais:
 MACEDO, Kátia Barbosa; HELOANI, Roberto; CASSIOLATO, Rosangela.  O Psicólogo como trabalhador assalariado: setores  de inserção, locais e atividades e condições de trabalho. IN:  BASTOS, A.V.G.  e GONDIM,  S.M. G. O trabalho do Psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva suas dúvidas e seus comentários!